Lá vão os tempos em que apenas se utilizavam as tábuas de madeira para cortar exclusivamente carne ou legumes. Hoje, seja para cortar, para decorar a mesa de refeição ou para empratar umas entradas ou outros tipos de petisco, as tábuas de madeira estão a ganhar cada vez mais destaque, nos momentos de convívio.
Tábuas de madeira: do corte até à decoração da mesa
No mercado, existem variados tipos de tábuas, conforme os gostos, a utilidade que lhe quer dar e o preço. Para além das tábuas de madeira, existem outros materiais, como plástico, vidro e bambu, sendo que esta última tem vindo a ganhar expressão. Cada uma tem cuidados específicos mas também tem diferenças, no momento da escolha.
A nível de decorar uma mesa, a tábua de madeira ganha muitos pontos, principalmente quando é feita a partir de madeira 100% natural. Para servir carne, legumes, queijos ou enchidos, esta dá outro vislumbre à mesa. Por outro lado, para aqueles que apenas utilizam a tábua para corte, há quem prefira a madeira por diversas razões que iremos explicar de seguida.
Definir a finalidade a dar à tábua de madeira
As tábuas de madeira, como já vimos, podem ter duas grandes funções: para cortar ou para preparar petiscos, que sirvam para umas entradas ou para um lanche. Portanto, eis as questões que se deve fazer: vou utilizar a tábua para cortar carne? Ou afinal apenas quero uma tábua para decorar a mesa e servir petiscos, como queijos e enchidos?
Depois de escolher a finalidade, é aconselhável ter uma tábua para cada fim, isto para evitar a contaminação cruzada de alimentos. Imagine que cortou na tábua algo cru e até pode conter salmonela; logo de seguida, decide cortar outro alimento, por exemplo legumes que vão servir de acompanhamento. Toda esta situação pode gerar a chamada contaminação cruzada de alimentos. Torna-se essencial, neste sentido, escolher uma tábua para cada tipo de alimento que, neste caso, vai cortar.
Como escolher uma tábua para corte?
No mundo da cozinha e da culinária, um dos grandes instrumentos que merece qualidade é, sem dúvida, as facas. Uma boa faca faz diferença para cortar pão, queijo, legumes, carne, peixe, entre tantos outros. Aliado ao corte, para além da faca, é exigido uma uma boa tábua de corte. Vamos saber porquê 👇
Deve evitar tábuas de materiais duros, como vidro, cerâmica ou mármore. As tábuas de vidro podem facilmente estragar o corte de qualquer faca, mesmo as de maior qualidade.
Cozinha Técnica | “Como Escolher uma Tábua de Corte”
Como já referimos acima, há imensos materiais de tábuas disponíveis, no mercado, pelo que as diferenças passam pela durabilidade do material, na facilidade de limpeza, impato no corte da faca, entre outros aspetos.
Se procura uma tábua para cortar legumes, carne ou seja o que for, saiba que deve evitar tábuas de materiais duros, como vidro, cerâmica ou mármore. As tábuas de vidro podem facilmente estragar o corte de qualquer faca, mesmo as de maior qualidade. Portanto, quanto mais macia for a tábua, menor será o impato no corte da faca. Aqui, sem dúvida, ganham as tábuas de madeira, seguindo-se as tábuas de plástico.
Outra coisa que deve ter em conta: o peso da tábua. Para ter uma maior estabilidade, no momento no corte, convém que utilize uma tábua mais pesada. Isto porque irá trazer-lhe mais firmeza, mais segurança, quando está a cortar. Assim, não há margem para a tábua deslizar, nem dar-se ao descuido de haver um acidente.
✍️ Nota: Escolha uma zona ampla para trabalhar, isto é, uma parte da bancada em que consiga ter mais espaço. Isso dá-lhe mais liberdade e maior conforto, durante toda a preparação.
Como escolher o tamanho ideal de uma tábua de madeira?
Escolher o tamanho ideal de uma tábua de madeira depende, primeiro, da finalidade que quer dar à tábua.
Se quer utilizar as tábuas para cortar alimentos e, imagine, que vai usar um bom pedaço de carne, deve escolher uma tábua maior. No que toca a criar tábuas de frios, deve ter em atenção ao número de convidados. Deixamos aqui algumas sugestões das nossas tábuas e o número de pessoas:
Como limpar a tábua de madeira corretamente?
Está preparado para apontar tudo?
Para limpar uma tábua em madeira apenas precisa de água de água quente e sabão. Isso e só isso! Pode ter a ajuda de um esfregão, caso tenha utilizado algum ingrediente mais forte, a nível de cheiro. Tenha em atenção que este tipo de tábuas não pode (jamais!) ir à máquina de lavar, pois corre sérios riscos de danificá-la.
Existem outros truques para lavar de forma mais profunda, pois os cortes que ficam na madeira podem acumular resíduos de alimentos. Para evitar a proliferação de bactérias, há quem considere a utilização de bicarbonato de sódio, limão e/ou vinagre. As tábuas de madeira da AtlanticWood já são previamente tratadas com hidro-óleo com certificado alimentar, pelo que já ajuda a evitar que a água entre na tábua.
Portanto já sabe: esponja macia + água + detergente da loiça = tábua de madeira para durar uns bons anos!